Beijos :*
Beijos :*
O gabarito dessa apostila será disponibilizado em breve!!!
OBS.1: a partir desta terça-feira (6/4/2010) à tarde, estarão disponíveis também na xérox da UFPE a Apostila de Física do ENEM, a Apostila Extra (citada logo acima) e xérox de alguns capítulos do livro para serem estudados.
OBS.2: os exercícios das apostilas extras serão resolvidos em aulas extras, futuramente marcadas;
OBS.3: é importante que os exercícios das apostilas sejam resolvidos, para que as dúvidas sejam retiradas durante as aulas. Aproveito para informar que será realizado em breve um simulado surpresa, baseado nas questões das apostilas disponibilizadas para vocês;
OBS.4: vocês já têm 117 questões de Física em mãos,
Aproveitem a oportunidade para tirar as dúvidas e aprender.
Bons estudos :)
Celulares que fazem pipoca!!!
Agora respondam: isso é possível fisicamente? Pesquisem e justifiquem (fisicamente) suas repostas :D
Em sala de aula, discutiremos o vídeo.
Beijos e bons estudos!!!
O CERNE, Laboratório Europeu de Física de Partículas - localizado em Genebra, Suíça - é o centro europeu de pesquisas voltado ao estudo das partículas, sendo um dos grandes centros mundiais nesse campo. A sigla CERN é de seu nome anterior, Conseil Européen pour la Recherche Nucleaire - Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear. Ele gere o LHC (Large Hadron Colider), que é o maior acelerador de partículas já construído. Ele consiste em um anel com 27 quilômetros a 100 metros de profundidade, equipado com quatro câmaras com detectores (Atlas, CMS, Alice e LHCb). Nessas câmeras ocorrem as colisões entre partículas que viajam em sentido contrário a uma velocidade próxima a da luz. É através do estudo e análise dessas colisões que os cientistas procuram dar respostas a inúmeras incógnitas sobre o universo e a matéria, descobrindo novas partículas e fenômenos físicos.
" Isto é física em ação, o início de uma nova era, com colisões de 7 TeV (tera elétron volts) ", explicou Paola Catapano, cientista e porta-voz do CERN.
Neste semana (última terça-feira), a colisão de feixes de prótons, feita a uma energia de 7 TeV teraeletrovolts, foi alcançada após duas tentativas fracassadas. O LHC conseguiu colidir dois feixes de prótons a uma velocidade três vezes maior que o recorde anterior. Segundo os cientistas responsáveis pelo LHC, a energia de 7 TeV teraeletrovolts é recorde.
Saiba mais (reportagem da Globo): http://www.youtube.com/watch?v=MiUW5ibmNRY&feature=related
Bons estudos! :)