Seguidores. Junte-se a nós!


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

2ª Fase UFPE e Férias

Olá, alunos SuperAção. Nos próximos dias 5 e 6, acontecerá a segunda fase do vestibular da UFPE. Agora é a hora de por em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do ano. Desejo sucesso a todos vocês que vão participar! Boa sorte, feras.

Durante as férias, não quero deixar nosso blog parado. Então, pretendo continuar postando notícias e curiosidades sobre a Física. Fiquem ligados!

Foi ótimo trabalhar com vocês neste ano. Um beijo e boas férias.



sábado, 27 de novembro de 2010

Calor e Fenômenos Térmicos - Apresentação

Olá, alunos SuperAção.
Já se encontra disponível para download, na Lista de Downloads, a apresentação de slides da aula sobre Calor e Fenômenos Térmicos, ministrada pelo professor Elder Vasconcelos. A apresentação também estará na xérox da UFPE CAA a partir de segunda-feira, 28/11.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao professor Elder pela sua grande colaboração ao Física SuperAção. Todos nós, do Pré-Acadêmico, agradecemos!
Então bons estudos para todos!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Avisos

Olá, alunos SuperAção!
Foi elaborada para vocês uma apostila atualizada com 51 questões da segunda fase do vestibular da UFPE. Nela vocês vão encontrar questões dos principais assuntos vistos em sala de aula e também questões extras. Recomendo fortemente que vocês tentem respondê-la para que possamos tirar todas as dúvidas nas próximas aulas. Tanto a apostila quanto o seu gabarito já se encontram disponíveis na nossa Lista de Downloads e na xérox da UFPE CAA.
Outro aviso importante: no próximo sábado, nossa aula será ministrada por Elder Vasconcelos, professor doutor da UFPE.
Conto com a presença de todos vocês.
Beijos e bons estudos!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Engenharia Civil

Olá, alunos SuperAção e visitantes! :D

Como estou cursando o 6º período de Engenharia Civil, resolvi escrever um pouco sobre meu curso e minha futura profissão, já que muitos dos meus alunos também escolheram seguir esta carreira.

O curso de Engenharia Civil é um curso de exatas que exige dedicação integral. A carga horária é grande, pois são cinco anos de graduação, divididos em dois ciclos, o básico e o profissional. No ciclo básico, o aluno paga disciplinas mais matemáticas e físicas com o intuito de se preparar cognitivamente para o ciclo profissional, onde irá por em prática e desenvolver seus conhecimentos especificamente para a Engenharia Civil. Ao entrar na universidade, o estudante irá se deparar com um leque de possibilidades; que vão desde projetos em áreas específicas do seu curso, passando por monitorias e afins, até projetos em outras áreas acadêmicas.

Há um grande preconceito (não pejorativo) da sociedade de um modo geral em achar que o Engenheiro Civil é o profissional responsável apenas por ‘construir prédios’. Na verdade, o Engenheiro Civil é o grande catalisador do desenvolvimento, pois sua profissão abrange todos os pontos da infraestrutura social. A Engenharia Civil se divide em 5 grandes partes:

  • Estruturas;
  • Sistemas Construtivos e Materiais;
  • Geotecnia;
  • Estradas e Transportes;
  • Saneamento e Recursos Hídricos.

De um modo simplista, a área de Estruturas é a que calcula e executa as obras civis, escolhendo o melhor material bem como suas dimensões e configuração espacial.


A área de Sistemas Construtivos e Materiais estuda propriedades, utilização e desempenho dos materiais empregados na construção civil, bem como técnicas de planejamento, execução e controle de obras com fins de gerenciamento e racionalização da construção.

Torre Dubai - Estrutura de concreto mais alta do mundo, 750m de altura.

A Geotecnia estuda a utilização de solos e rochas como materiais de construção ou quando submetidos a solicitações. Envolve o projeto e execução de obras de terra, fundações, obras subterrâneas, estabilidade de maciços, pavimentação, etc.



Já a área de Estradas e Transportes é voltada ao planejamento e gerenciamento de sistemas de transporte (público e privado), projeto de sistemas viários e engenharia de Tráfego. Ela se baseia na Topografia, que é a ciência aplicada responsável pela representação ou dimensionamento da configuração de uma porção limitada da superfície terrestre.


E, por fim, a área de Saneamento e Recursos Hídricos estuda as obras de sistemas de saneamento (água de abastecimento, esgoto sanitário, lixo e drenagem), obras hidráulicas (barragens e sistemas de irrigação) e manejo dos recursos hídricos.


Deste modo, ficam expostas as grandes áreas da Engenharia Civil, bem como suas respectivas aplicações na sociedade e na natureza.

Outro aspecto importante que deve ser ressaltado aqui é a grande demanda de Engenheiros no mercado mundial. Com o ‘boom’ de desenvolvimento de alguns países, uma rápida e simples pesquisa de internet pode nos mostrar que faltam Engenheiros para preencher as vagas nas grandes empresas e universidades.

Um ótimo exemplo é o nosso próprio país. O Brasil é um enorme canteiro de obras, principalmente agora com o ensejo da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Daqui até lá, estádios, estradas, condomínios, hotéis e um infinidade de obras serão realizadas. Sem falar nas vagas de professores e pesquisadores da área que estão sobrando nas universidades. Nota-se então que o momento é bastante promissor para a nossa profissão.

Como vocês puderam ver, a Engenharia Civil é uma profissão bastante ampla e cheia de responsabilidades, exigindo grande dedicação e respeito, além de afeto no seu cumprimento. Portanto, ser engenheiro é ser capaz de interferir e modificar a sociedade para melhor :)

Espero ter ajudado e esclarecido um pouco mais as dúvidas sobre a profissão. Beijos e bons estudos!

Aula Extra - 2ª Fase

Olá, alunos SuperAção!
Venho informar que na próxima sexta-feira (dia 19/11) haverá aula extra de Física das 14 às 17 horas na UFPE CAA. Nesta aula, serão resolvidos exercícios das apostila de Óptica Geométrica.
Espero todos vocês. Beijos e bons estudos!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

2ª Fase do Vestibular, Aula de Óptica Geométrica e Nova Aparência do Blog Física SuperAção

Olá, alunos SuperAção!!! Passado o ENEM; que, diga-se de passagem, foi uma decepção para todos os brasileiros, agora é hora de encarar a 2ª fase do vestibular :D E, para isso, vamos dar continuidade as nossas aulas, com assuntos novos, mais exercícios e simulados. As aulas de Física acontecerão periodicamente todos os sábados (até a 2ª fase do vestibular) das 13 às 15 horas.

Na aula de ontem, vimos o assunto Óptica Geométrica, e a sua apresentação de slides, apostila e o seu gabarito já estão disponíveis na Lista de Downloads. Na próxima aula, todas as dúvidas de Óptica Geométrica serão retiradas. Então, bons estudos e até lá!!!
Beijos.

P.S.: como vocês podem perceber, o nosso blog Física SuperAção está de aparência nova. Deixem suas opiniões nos comentários! Obrigada :)

sábado, 6 de novembro de 2010

ENEM

Olá, alunos SuperAção!!!
Desejo boa sorte para vocês que irão fazer ENEM neste fim de semana!!! Estou torcendo pelo sucesso nesta nova etapa das suas vidas.
Grande beijo!

sábado, 30 de outubro de 2010

Simulado Geral e Aula Extra de Física (Revisão ENEM)

Olá, alunos SuperAção.
Já se encontram disponíveis, na nossa Lista de Downloads, a prova de Física do segundo Simulado Geral do SuperAção, bem como seu gabarito.
Gostaria também de informar que, nesta próxima sexta-feira (dia 5-10), haverá uma aula extra de Física de revisão do ENEM. A aula será iniciada às 9 horas na campus da UFPE CAA.
Até lá!!!
Beijos e sucesso.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aulão de Física - ENEM em Belo Jardim

Olá, frequentadores do Física SuperAção UFPE!!!
Semana passada, fui convidada para ministrar um Aulão de Física sobre o ENEM na Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim.
Neste aulão, que contou com a presença de cerca de 85 alunos, foram expostos assuntos frequentemente cobrados pelo ENEM, tais como:
  • Cinemática;
  • Dinâmica;
  • Produção de Energia x Desenvolvimento Sustentável;
  • Fatos e fenômenos mundiais relacionados à Física (exemplos: CERN e Vuvuzela).
Já se encontram disponíveis para download, na nossa Lista de Downlods, a apresentação de slides, a apostila (com 30 questões) e o seu gabarito, utilizados no Aulão.
Agradeço a todos que participaram desta iniciativa, principalmente aos alunos, Millena e Ewerton, do SuperAção. Desejo sucesso aos alunos da Escola de Referência.
Beijos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Artistas fazem esculturas com som

" Tintas de cores variadas, bexigas e uma caixa de som são as protagonistas das imagens que você vê nos vídeos abaixo.
A sede londrina da agência de publicidade Dentsu juntou-se ao fotógrafo e bioquímico Lindem Gledhill para criar as 'esculturas sonoras' que fazem parte de uma campanha publicitária da marca Canon. Eles esticaram a membrana de uma bexiga na superfície de uma caixa acústica e colocaram gotas de tinta de várias cores sobre ela. Com cada nota musical tocada, a membrana vibrava e a tinta pulava conforme o som.
O grupo repetiu o processo com vários instrumentos e registraram tudo com câmeras de alta definição. "

Canon Pixma Sound Sculptures from Dentsu London on Vimeo.


Canon Pixma Sound Sculptures from Dentsu London on Vimeo.


Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI178023-17770,00.html

sábado, 9 de outubro de 2010

Turma A - Física SuperAção

Clique na foto para ampliá-la.

Em breve, Turma B.
Beijos. Bom fim de semana.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Prêmio Nobel de Física


" O prêmio Nobel de Física de 2010 foi para dois cientistas: Andre Geim e Konstantin Novoselov, da Universidade de Manchester. O que eles fizeram de extraordinário para merecer tamanha honraria? Criaram um material revolucionário com propriedades incríveis – o Grafeno.
Caso você não tenha ouvido falar do grafeno, aí vai nossa explicação: pense em uma folha de papel sulfite. Ela é fina, certo? Agora tente imaginar uma folha com apenas um átomo de largura. Esse é o grafeno: uma folha extremamente fina de apenas um átomo de largura, feita de carbono, transparente, extremamente forte e ótima condutora de eletricidade.
Eles produziram o grafeno isolando camadas de carbono de grafite (sim, o mesmo que você usa no seu lápis). Para você ter uma idéia da espessura do material, um milímetro de grafite possui três milhões de camadas de grafeno. Como essas camadas não possuem ligações muito fortes, não é difícil separá-las.
As possíveis aplicações para a descoberta de Geim e Novoselov são inúmeras, principalmente no campo da eletrônica. Computadores equipados com grafeno, por exemplo, seriam muito mais velozes. Os transistores feitos com ele seriam extremamente velozes, já que, como condutor de eletricidade, o grafeno tem uma performance comparável com o cobre e, como condutor de calor, não há material que supere sua performance. Outras aplicações são células solares e telas touchscreen extremamente finas.
Segundo o Geim, alguns premiados com o Nobel acreditam que esse é o ápice de suas carreiras e, depois de serem laureados, param de contribuir com a comunidade. Isso é exatamente o que ele e seu parceiro não pretendem fazer. Geim disse que, depois de receber o prêmio, voltou para casa e continuou a trabalhar em suas pesquisas.
E sabe quanto foi a 'bagatela' que eles receberam junto com o título do Prêmio Nobel? Cerca de 3 milhões de reais. "

sábado, 25 de setembro de 2010

Entenda os Mistérios da Jabulani





A Jabulani, bola de futebol da Adidas, foi um dos astros da última Copa Mundial de Futebol, realizada no continente Africano. Alvo de críticas e reclamações, ela foi tachada como amaldiçoada e assombrada por causa das suas trajetórias curvas e incertas.

Figura 1

Jabulani’ significa ‘celebrar’ em zulu, um dos idiomas oficiais no país anfitrião, a África do Sul. Ela tem 11 cores que representam os idiomas falados no país e os 11 jogadores de uma equipe de futebol.
Basicamente, o que a diferencia das outras bolas convencionais são as ranhuras presentes em sua superfície e a ausência das costuras entre os gomos. Essas simples modificações interferem na aerodinâmica da bola.
Veja alguns comentários sobre a Jabulani:
  • 'A nova bola é de fato mais rápida, faz curvas de forma imprevisível e é sentida como sendo mais dura no impacto. Os físicos afirmam que a maior dificuldade em lidar com a Jabulani deverá ser sentida pelos goleiros.'
  • 'A bola é muito estranha, de repente sai de você. Acho que ela não gosta que alguém a chute. É mais um adversário. Parece que tem alguém guiando a bola. Você vai cabecear, e ela se mexe. É sobrenatural essa bola.'
Figura 2 - Furo 'típico' de um jogador por causa do movimento incerto da Jabulani.

Na verdade, não há nada de sobrenatural na Jabulani. Seus movimentos são regidos principalmente por dois fenômenos Físicos: a Crise do Arrasto e o Efeito Magnus. Esses fenômenos estão ligados à aerodinâmica da bola de futebol, ou seja, à influência do fluido gasoso (ar) sobre o movimento do corpo sólido (bola) imerso nele.

Crise do Arrasto

O arrasto nada mais é do que a resistência do ar sobre a bola. Existem dois parâmetros importantes ligados a esse fenômeno: o coeficiente de arrasto (Ca) e o número de Reynolds (Re).
  • O Ca é um parâmetro ligado intimamente com a força de resistência do ar.
  • O número de Re é o parâmetro que identifica o tipo de escoamento de um fluido (no nosso caso, o ar), ou seja, como ele se comporta quando está em movimento em relação ao objeto de estudo (no nosso caso, a bola).
Equação 1

Onde ρ é a densidade do ar (1,224 kg/m³);
D é o diâmetro da bola (~20 cm);
η é a viscosidade do ar (1,83 x 10-5 kg.m-1.s-1);
V é a velocidade da bola.

Números de Re pequenos caracterizam um escoamento laminar, em que as partículas descrevem trajetórias paralelas. Números de Re altos caracterizam um escoamento turbulento, em que as trajetórias são errantes e cuja previsão é impossível. Veja a figura abaixo:

Figura 3

Entretanto, esses parâmetros estão interligados, pois há uma intuitiva correlação entre o tipo de escoamento do fluido gasoso (Re) e a sua resistência (Ca) sobre a bola em análise. Através de um túnel de vento, pôde-se estudar a correlação entre eles, plotando-se o gráfico abaixo (Ca x Re) para o caso de uma bola lisa:

Figura 4

Ao observar este gráfico, nota-se que, com o aumento da turbulência do ar (com o aumento do número de Re), cada vez menor se torna o seu coeficiente de arrasto (Ca) até que, em um determinado ponto do gráfico (número de Re entre 105 e 106), acontece uma diminuição abrupta do Ca. Ou seja, em escoamentos turbulentos, evidencia-se a Crise do Arrasto. Veja a ilustração abaixo:

Figura 5 - Separação da camada limite em uma esfera.
No alto: camada laminar. Embaixo: camada turulenta.

A figura 5 mostra a formação de Camadas Limites do ar em torno da bola, evidenciando que, no escoamento laminar (baixas velocidades de escoamento), surge uma área de baixa pressão na parte traseira da bola. Então uma diferença de pressão age no sentido oposto ao do seu movimento; ou seja, o arrasto passa a ser dominado pela viscosidade. Já, no escoamento turbulento (altas velocidades de escoamento), não há a formação significante de uma área de baixa pressão; consequentemente, o arrasto diminui (Crise do Arrasto).

Substituindo-se o número de Re da Crise de Arrasto (evidenciado no gráfico acima - figura 4) e os valores de ρ, D e η (dados anteriormente) na equação 1 e resolvendo-a para V, obtém-se V ~ 20 m/s. Deste modo, pode-se afirmar que bolas lisas sofrem a crise do arrasto em velocidades de aproximadamente 20 m/s. Tal velocidade é facilmente alcançada em jogos de futebol, onde as bolas chegam a até 35 m/s.

As considerações supracitadas para a Crise do Arrasto se referem a uma bola lisa. Entretanto, a Jabulani tem sua superfície cheia de ranhuras. Qual é então a influência das ranhuras na camada limite dos escoamentos?

As ranhuras ajudam a criar um fluxo turbulento na Jabulani, evitando a separação da camada limite, pois o ar fica mais aderente a sua superfície. Deste modo há uma diminuição da resistência do ar em velocidades mais baixas, o que aconteceria em velocidades mais altas numa bola convencional (mais lisa).

Efeito Magnus

O segundo fenômeno Físico relacionado com a aerodinâmica da bola de futebol é o Efeito Magnus, o famoso 'efeito folha seca' (chute de 'trivela'). Veja a figura abaixo:

Figura 6

A bola da figura 6 gira em torno do seu próprio eixo e se movimenta também em relação ao ar na direção e sentido indicados. A rotação da bola induz forças de atrito diferentes entre os lados diametralmente opostos da bola, o que provoca uma diferença de pressão entre eles. Surge então uma ''força'' (força de Magnus) que impulsiona a bola para uma trajetória diferente da original.

O que surpreende os goleiros são as curvas bruscas. No ato do chute, a bola sai com uma velocidade que vai diminuindo até o momento em que a força de Magnus se apresenta dominante em relação a do arrasto, e a bola muda de direção abruptamente.

Conclusão

Então, pode-se concluir que a trajetória incerta da Jabulani não é o resultado de maldições e/ou afins. Na verdade, ela é um fenômeno Físico resultante da soma de dois outros: a rápida e precipitada Crise do Arrasto e o Efeito Magnus acentuado. Ambos fortemente influenciados pela sua superfície particularmente rugosa.

Beijos e bons estudos!!!

Segundo Simulado de Física

Olá, alunos SuperAção! Já se encontram disponíveis para download, na nossa Lista de Downloads, a prova do Segundo Simulado de Física e o seu Gabarito.
Gostaria de parabenizar a todos que se empenharam e participaram do simulado, pois o simples fato de estar presente e realizar a prova já é um grande passo para o sucesso!!! Vamos juntos em frente.
Parabenizo particularmente o aluno Ewerton Walber que tirou em primeiro lugar, acertando 7 das 10 questões :-) Como prometido, o primeiro colocado ganhará as três primeiras temporadas do seriado de comédia científica The Big Bang Theory.
Próxima aula, vamos responder o simulado e tirar todas as dúvidas restantes.
Sucesso para todos!
P.S.: vocês podem fazer comentários, nesta postagem, sobre a prova.
Beijos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

2º Simulado de Física e Visitas no Blog

Olá, alunos SuperAção! Nosso segundo simulado de Física já está pronto e contém 10 questões. As questões foram retiradas de diversas fontes, tais como OBF (Olimpíada Brasileira de Física), COVEST e ENEM. Também há uma questão elaborada por mim. A prova acontecerá na aula deste sábado (25/9), onde eu também ministrarei uma pequena palestra sobre a Jabulani (bola de futebol da Copa 2010). Desejo boa sorte a todos! O primeiro colocado no simulado será contemplado com as 3 primeiras temporadas do seriado de comédia científica The Big Bang Theory :)
Gostaria também de agradecer a todos que têm visitado nosso blog. Temos mais de 2800 visitas e 1035 downloads (nada mau para um blog de Física)!!! Este blog está a serviço da ciência!!! Para comemorarmos, indico logo abaixo um vídeo que mostra rapidamente algumas belas experiências Físicas realizadas pelo professor de Física, Walter Lewin, no Massachusetts Institute of Technology (MIT). "Physics works! I'm telling you!"

Link:


Beijos. Até breve!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Gabarito de Eletricidade e Aula Extra de Física

Olá, alunos SuperAção.
Já está disponível para download, na nossa Lista de Downloads, o gabarito da apostila de Eletricidade. Em breve, ele estará disponível também na xérox da UFPE CAA.
Aproveito a oportunidade para avisar que, na próxima semana, haverá duas aulas extras de Física, na quarta (dia 22-9) e na quinta-feira (dia 23-9). Seguem seus os horários e especificações:

Dia 22-9 - de 10 às 12 horas - Resolução de Questões do ENEM por Paloma Alcantara;
Dia 23-9 - de 15 às 17 horas - Resolução de Questões do ENEM por Ewerton Henrique.

Espero todos vocês lá! Beijos e até breve!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

The Big Bang Theory - TBBT

Ultimamente, ser nerd (ou intelectual) virou moda. Na minha época (que não faz tanto tempo assim), os nerds eram seres antisociais, escanteados, usavam aparelho e óculos e que, não dificilmente, sofriam bullying nas escolas. Mas os tempos mudaram, e hoje o nerd pós-moderno é um indivíduo popular, expansivo, reflexo de sua inteligência e habilidades.
Nerds estão tão em moda, que viraram até seriado de tevê! Isso mesmo, The Big Bang Theory!!! Um dos melhores seriados a que já assisti. Esta série possui um humor científico ímpar, com tiradas inteligentíssimas para ninguém botar defeito.
TBBT conta a "dinâmica entre os colegas de apartamento, os físicos Leonard e Sheldon, e a nova vizinha do prédio, a bela Penny, que desperta a atenção de Leonard à primeira vista. Leonard e Sheldon recebem frequentemente a visita de seus dois amigos e também colegas de trabalho na Universidade, Rajesh e Howard, e juntos usam o tempo livre para todo tipo imaginável de divertimento nerd: de palavras cruzadas em idioma Klingon, passando por maratonas de séries de ficção científica às sagradas noites de quarta jogando Halo. Penny aos poucos vai se integrando a esse estranho novo ambiente, onde ouve discussões sobre a física do super-homem e mecânica quântica, enquanto os intelectuais são apresentados a novos conceitos, como o amor."



Vocês podem encontrar as três primeiras temporadas em comunidades do orkut. A quarta temporada estreia dia 23 de setembro.

Veja trechos do primeiro episódio da primeira temporada: http://www.youtube.com/watch?v=bQdZovIKNW8&feature=player_embedded


Beijos.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aula de Eletricidade

Olá, alunos SuperAção!
Nossa próxima aula, que será sobre Eletricidade, acontecerá neste sábado (21-8) no período da tarde.
A apostila de Eletricidade já encontra disponível para download na nossa Lista de Downloads e será colocada na xérox da UFPE CAA ainda hoje (20-8).
Beijos e bons estudos!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chuva de Meteoros

"Quem ficar acordado durante a madrugada desta sexta-feira (13) e tiver a sorte de um céu claro e sem nuvens poderá ver a chuva de meteoros Perseidas. As regiões Norte e Nordeste terão mais facilidade, mas as demais também poderão ver os meteoros mais brilhantes nas últimas horas de escuridão antes do amanhecer.
Não é necessário nenhum equipamento especial para acompanhar o fenômeno. Basta olhar para o céu em direção ao Norte.
O astrônomo Cássio Leandro Barbosa, colunista do G1, explica que essa chuva é associada ao cometa Swift-Tutle, que dá uma volta ao redor do Sol a cada 130 anos. Ela ocorre sempre que a Terra cruza a linha de destroços deixada pelo cometa.

Quem mora fora do Brasil, no Hemisfério Norte, deve ter uma visão mais privilegiada e pode chegar a ver até 142 meteoros por hora."



Olá, alunos SuperAção!!! Espero conseguir boas imagens para publicar aqui no blog!

Créditos da Postagem: Kayo Renato.

Beijos.