Seguidores. Junte-se a nós!


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Engenharia Civil

Olá, alunos SuperAção e visitantes! :D

Como estou cursando o 6º período de Engenharia Civil, resolvi escrever um pouco sobre meu curso e minha futura profissão, já que muitos dos meus alunos também escolheram seguir esta carreira.

O curso de Engenharia Civil é um curso de exatas que exige dedicação integral. A carga horária é grande, pois são cinco anos de graduação, divididos em dois ciclos, o básico e o profissional. No ciclo básico, o aluno paga disciplinas mais matemáticas e físicas com o intuito de se preparar cognitivamente para o ciclo profissional, onde irá por em prática e desenvolver seus conhecimentos especificamente para a Engenharia Civil. Ao entrar na universidade, o estudante irá se deparar com um leque de possibilidades; que vão desde projetos em áreas específicas do seu curso, passando por monitorias e afins, até projetos em outras áreas acadêmicas.

Há um grande preconceito (não pejorativo) da sociedade de um modo geral em achar que o Engenheiro Civil é o profissional responsável apenas por ‘construir prédios’. Na verdade, o Engenheiro Civil é o grande catalisador do desenvolvimento, pois sua profissão abrange todos os pontos da infraestrutura social. A Engenharia Civil se divide em 5 grandes partes:

  • Estruturas;
  • Sistemas Construtivos e Materiais;
  • Geotecnia;
  • Estradas e Transportes;
  • Saneamento e Recursos Hídricos.

De um modo simplista, a área de Estruturas é a que calcula e executa as obras civis, escolhendo o melhor material bem como suas dimensões e configuração espacial.


A área de Sistemas Construtivos e Materiais estuda propriedades, utilização e desempenho dos materiais empregados na construção civil, bem como técnicas de planejamento, execução e controle de obras com fins de gerenciamento e racionalização da construção.

Torre Dubai - Estrutura de concreto mais alta do mundo, 750m de altura.

A Geotecnia estuda a utilização de solos e rochas como materiais de construção ou quando submetidos a solicitações. Envolve o projeto e execução de obras de terra, fundações, obras subterrâneas, estabilidade de maciços, pavimentação, etc.



Já a área de Estradas e Transportes é voltada ao planejamento e gerenciamento de sistemas de transporte (público e privado), projeto de sistemas viários e engenharia de Tráfego. Ela se baseia na Topografia, que é a ciência aplicada responsável pela representação ou dimensionamento da configuração de uma porção limitada da superfície terrestre.


E, por fim, a área de Saneamento e Recursos Hídricos estuda as obras de sistemas de saneamento (água de abastecimento, esgoto sanitário, lixo e drenagem), obras hidráulicas (barragens e sistemas de irrigação) e manejo dos recursos hídricos.


Deste modo, ficam expostas as grandes áreas da Engenharia Civil, bem como suas respectivas aplicações na sociedade e na natureza.

Outro aspecto importante que deve ser ressaltado aqui é a grande demanda de Engenheiros no mercado mundial. Com o ‘boom’ de desenvolvimento de alguns países, uma rápida e simples pesquisa de internet pode nos mostrar que faltam Engenheiros para preencher as vagas nas grandes empresas e universidades.

Um ótimo exemplo é o nosso próprio país. O Brasil é um enorme canteiro de obras, principalmente agora com o ensejo da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Daqui até lá, estádios, estradas, condomínios, hotéis e um infinidade de obras serão realizadas. Sem falar nas vagas de professores e pesquisadores da área que estão sobrando nas universidades. Nota-se então que o momento é bastante promissor para a nossa profissão.

Como vocês puderam ver, a Engenharia Civil é uma profissão bastante ampla e cheia de responsabilidades, exigindo grande dedicação e respeito, além de afeto no seu cumprimento. Portanto, ser engenheiro é ser capaz de interferir e modificar a sociedade para melhor :)

Espero ter ajudado e esclarecido um pouco mais as dúvidas sobre a profissão. Beijos e bons estudos!

Nenhum comentário: